A língua padrão está ligada à variedade escrita, culta da língua portuguesa. Ela é considerada formal, "correta", e deve ser usada em ocasiões mais formais, tanto na escrita , quanto na fala.
A língua não-padrão está ligada à variedade falada, coloquial da nossa língua. Ela é considerada informal, mais flexível e permite alguns usos que devem ser evitados quando escrevemos : gírias, abreviações, falta dos plurais nas palavras, etc.Porém, às vezes, encontramos essa variedade não-padrão também na variedade escrita : em textos como poesias, propagandas , jornal,etc.
Os "erros" da variedade não-padrão são considerados, pela Linguística, desvios ou variedades linguísticas que devem ser respeitadas, quer dizer, não se deve discriminar alguém que fala "diferente"; essas diferenças, essas variedades se devem a vários fatores :
* geográficos = diferenças do sotaque de cada região brasileira
* idade = cada faixa etária possui suas próprias gírias
* profissão = cada profissional tem seus termos ou jargões próprios da área
* sócio-econômicas = dependendo do acesso aos estudos, do ambiente de cada falante, haverá maior ou menor conhecimento da língua padrão
ATIVIDADE
Comente a questão da variedade linguística no que se refere a língua não-padrão usada no poema a seguir:
Vício na fala ( Oswald de Andrade )
Para dizerem milho dizem mio
Para melhor dizem mió
Para pior pió
Para telha dizem teia
Para telhado dizem teiado
E vão fazendo telhados